A Columbus é uma empresa totalmente brasileira, fundada em 1993 por ex-funcionários da área técnico/industrial da empresa Engesa - Engenheiros Especializados S.A. (que havia consolidado sua falência naquele ano), para evitar o desaparecimento da tecnologia desenvolvida e empregada por ela na fabricação dos produtos que haviam sido exportados para mais de 20 países.

A Columbus nasceu com o firme propósito de manter, modernizar e desenvolver novas tecnologias que, empregados nos produtos que tão arduamente foram fabricados pela Engesa, possibilitem ainda manter a esperança de que o Brasil figure entre países que têm o orgulho e o bom-senso de dispor de tecnologia própria no desenvolvimento de material de defesa.

Nossos Principais Objetivos:

●  Fornecer manutenção especializada e peças de reposição para os produtos fabricados pela Engesa, mantendo-os operacionais pelo maior número de anos possíveis.  Isso abrange toda a linha de viaturas militares fabricadas: EE-9 Cascavel, EE-11 Urutu, EE-15 (caminhão 4x4), EE-25 (caminhão 6x6), EE-12 e outros.

●  Analisar, projetar e fornecer programas de modernização para os produtos fabricados pela Engesa, aplicando as mais novas tecnologias existentes no mundo.

●  Participar de novos empreendimentos relativos ao desenvolvimento de novos veículos civis e/ou militares.